Você sabia que também é possível reciclar os resíduos orgânicos? Além dos materiais recicláveis secos que encaminhamos para a coleta seletiva, as sobras que produzimos no preparo da alimentação, também podem ser valorizadas através de técnicas de compostagem.
A compostagem é um processo biológico de decomposição e reciclagem da matéria orgânica, como as cascas e sobras de frutas, verduras, legumes e demais restos de alimentos. O processo acontece em um sistema controlado que inibe a proliferação de vetores e mau odor, podendo ter ou não a presença de oxigênio, e com ou sem a ajuda de meios que aceleram o processo - como as tão famosas minhocas californianas.
O resultado é um composto orgânico estabilizado e rico em nutrientes, que pode ser utilizado para melhorar o solo ou potencializar o crescimento das plantas. Além da parte sólida, o processo ainda resulta em um biofertilizante líquido que deve ser diluído para a aplicação nas raízes.
As vantagens de possuir uma composteira são múltiplas, como por exemplo:
- Diminuir a quantidade de lixo encaminhado para o Aterro Sanitário, aumentando a sua vida útil e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta;
- Se você possuir uma horta os produtos resultantes desse processo são ótimos adubos para potencializar o crescimento de suas plantinhas sem a adição de químicos;
- Diminui a proliferação de vetores nas áreas destinadas ao armazenamento dos resíduos, tornando os ambientes mais limpos e contribuindo para a segurança da saúde pública;
- Contribuição nas mudanças climáticas, já que no processo de compostagem ocorre somente a formação de CO₂, água e biomassa, nesse processo não ocorre a formação de gás metano, muito comum nos Aterros Sanitários e possuem um efeito estufa 28 vezes mais potente que o CO₂.
A compostagem pode ser aplicada a nível de condomínios, através de leiras de compostagem no solo, composteiras pré-fabricadas capazes de receber uma maior quantidade diária ou ainda, na contratação de uma empresa terceirizada especializada nesse processo.
Além disso, o beneficiamento da matéria orgânica pode ser realizado de forma individual, por meio de composteiras domésticas que proporcionam de modo compacto a valorização destes resíduos dentro das residências.
Fonte: https://marcaambiental.com.br/compostagem-conheca-os-beneficios-para-o-equilibrio-da-natureza/